Programa



.: PROGRAMA

Descarregue aqui o Programa do Congresso


.: Sessão de Abertura

A Sessão de Abertura, dedicada aos temas “A Socio-economia no Minifúndio”, “Regadio e Ambiente” e “Uso Eficiente da Água, Drenagem e Energia”, contará com a presença, como Oradores Convidados, de:

Prof. Francisco Gomes da Silva

Francisco Gomes da Silva Licenciado em Engenharia Agronómica, com a especialidade de Economia Agrária e Sociologia Rural, pelo Instituto Superior de Agronomia da então Universidade Técnica de Lisboa (hoje Universidade de Lisboa) em 1987. Doutorado em Agronomia, pelo Instituto Superior de Agronomia da então Universidade Técnica de Lisboa (hoje Universidade de Lisboa), em 1998.
É atualmente Professor do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.
Sócio fundador da AGROGES.
Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural do XIX Governo Constitucional entre Fevereiro de 2013 e Outubro de 2014.



Eng. José Barahona Nuncio

Eng. José Barahona Nuncio Engenheiro Agrónomo pelo ISA - Instituto Superior de Agronomia, em 1989, e pós-graduação em “Água, Ambiente e Desenvolvimento” pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em 1999.
É Diretor Delegado da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia, Presidente da Direção da Federação Nacional de Regantes de Portugal - FENAREG Atualmente é Presidente da recém constituída IE - Irrigants d’Europe. Director da EIC - Euro-Mediterranean Irrigators Community e Vogal da Direção da CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal. É membro de diversos Conselhos Nacionais e Regionais, como o Conselho Nacional da Água e o Conselho Nacional do Regadio, os Conselhos de Região Hidrográfica das 5 ARH, o Conselho para Acompanhamento do Regadio de Alqueva desde 2013, e os Conselhos Consultivos da CAP e do COTR - Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio.



Eng. Vasco Cortes Martins

Vasco Cortes MartinsLicenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora, e detem Executive MBA pelo “ISCTE - INDEG Business School”.
Desde 2004 trabalha na Sovena, um dos maiores “players” mundiais no sector do azeite. Actualmente como Director Geral Adjunto na ELAIA – a aposta do grupo na plantação e gestão de olivais próprios em Portugal, Espanha, e Marrocos, com o objectivo de integrar toda a cadeia de valor, produzindo azeite de qualidade superior, sob as mais modernas tecnologias agronómicas. O projecto conta já com mais de 13 000 ha.
Tem mais de 20 anos de experiência profissional no sector agrícola/agro-industrial, em diferentes actividades e funções (Comercialização, Sector Segurador e AgroIndustria/azeite).
Pertenceu a diversas Direcções de Associações do sector agrícola.



Eng. Guilherme Gaivão

Guilherme Gaivão
Desde 2007 que assume funções na ELAIA, onde foi responsável pela instalação de cerca de 10 000 ha de rega para Olival e sua manutenção, em Portugal, Espanha e Marrocos. Foi responsável pelo desenvolvimento de softwares para controlo de irrigação e adubação de mais de 70 sistemas de rega.
Tem mais de 30 anos de experiência profissional na àrea dos sistemas de rega, tendo assumido diferentes funções em diferentes empresas desse sector.
Pertenceu a diversas Direcções de Associações do sector agrícola.



.: Mesa Redonda: “Água e Energia”

Durante a tarde do dia 27, será realizada uma Mesa Redonda, com o tema de fundo é “Água e Energia”.

Dado o futuro do regadio, onde as pressões sobre o uso agrícola da água e energia continuam a ecoar, onde a agricultura sem a disponibilidade de água apresenta uma forte limitação ao sucesso das explorações agrícolas, onde as questões relacionadas com o uso eficiente da água, energia e fertilizantes precisam de uma resposta oportuna e eficaz, terá lugar uma discussão onde serão abordada a questão da gestão da "Água e Energia" em regadio.

A mesa redonda contará com a presença de:
• Engº Eduardo Oliveira e Sousa - Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP);
• Dr. Nuno Lacasta - Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA);
• Dra. Maria Cristina Andrade - Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) (a confirmar).



.:Workshops e Mini-cursos

Durante a tarde do dia 28, serão organizados workshop e mini-cursos sobre diferentes temáticas dedicadas ao tema de fundo do Congresso.

Já confirmados:

• Bombas, Grupos e Estações Elevatórias - Eng. João Campos (DGADR)
• Certificação da horticultura biológica - Engª Rosa Guilherme (ESAC)
• Regadio como fator de competitividade: identificar e caracterizar novas oportunidades de mercado - Engª Fátima Oliveira (ESAC)
• Rega em Hortofruticolas - Organizado pelo COTHN


Para mais informações clique aqui.




Para mais informações contacte o Secretariado do Congresso através de:
info@cotr.pt