Formação



GESTÃO DA REGA


Resumo: A portaria n.º 50/2015, de 25 de fevereiro, estabelece o regime de ajudas a conceder no âmbito da intervenção “Reconhecimento do Regante”. O Sistema de Reconhecimento de Regantes assenta na atribuição do título de regante aos agricultores que adotem comportamentos que permitam, por um lado, melhorar a adequação da dose de rega e da sua oportunidade e, por outro, otimizar o desempenho técnico do seu sistema de rega. A conceção deste Sistema baseia-se na existência de duas classes correspondentes a comportamentos progressivamente mais eficazes (e também mais exigentes) na determinação da oportunidade da rega. Os beneficiários desta medida do tipo A, por seu lado, comprometem-se a monitorizar a rega com recurso a equipamentos de medição do teor de humidade do solo. É neste sentido que o COTR propõe esta ação de formação, para agricultores e técnicos, e que tem por objetivo fornecer aos participantes conhecimentos sobre conceitos ligados à gestão da rega, de forma a que possam aplicar estes conhecimentos na sua exploração e garantir que aplicam as regras da medida agroambiental uso eficiente da água.
Programa: Monitorização da água no solo
Objectivos: objetivo fornecer aos participantes conhecimentos sobre conceitos ligados à gestão da rega, de forma a que possam aplicar estes conhecimentos na sua exploração e garantir que aplicam as regras da medida agroambiental uso eficiente da água.
Público Alvo: Agricultores e técnicos agrícolas que desempenhem ou pretendam vir a desempenhar atividades em áreas de regadio em especial o regante de classe A na medida agroambiental uso eficiente da água.
Formadores:
Preço: 50 Euros
Duração: 3,5 horas
Horário: Laboral
Local: Quinta da Saúde, Beja
Responsável: Marta Fabião
Email: info@cotr.pt
Telefone: 284 321 582

Ficha de Inscrição


PROJETO DE REGA

    Programa:
    • 1 – Objetivos
    • 2 – Considerações Gerais sobre Projeto
    • 3 – Fases dum projeto
    • 4 – Linhas Normativas para a elaboração de um projeto
    • 5 – Elementos base para a elaboração dum projeto
    • 6 – Considerações gerais sobre a elaboração de um projeto de rega por aspersão – SISTEMA MÓVEL
    • 7 – Considerações gerais sobre a elaboração de um projeto de rega por aspersão – SISTEMA ENROLADOR
    • 8 – Considerações gerais sobre a elaboração de um projeto de rega por aspersão – SISTEMA PIVOT
    • 9 – Considerações gerais sobre a elaboração de um projeto de - REGA GOTA-AGOTA
    • Exemplos práticos de dimensionamento
    Objectivos: Capacitar os técnicos ligados à área do projeto de sistemas de rega com informação que lhes permita a elaboração de um projeto com o mínimo de informação e qualidade, concebido para aplicar a água de forma eficiente e uniforme, usando critérios específicos, adequados a cada caso, de forma a que a solução disponibilizada seja económica e conservativa em termos de água, energia e ambiente.
    Público Alvo: Técnicos com formação base na área da hidráulica agrícola que desempenhem ou pretendam vir a desempenhar funções na área do projeto, da conceção, fiscalização ou gestão de sistemas de rega.
    Formadores: Isaurindo Oliveira
    Preço: 225 Euros
    Duração: 14 horas
    Horário: Laboral
    Local: Quinta da Saúde, Beja
    Responsável: Marta Fabião
    Email: info@cotr.pt
    Telefone: 284 321 582
Ficha de Inscrição